Intolerância a Lactose

O que é intolerância a lactose? 

A intolerância a lactose é a incapacidade de digestão adequada (má absorção intestinal) do principal açúcar do leite de origem animal, chamado lactose.  A enzima que quebra esse açúcar, chamada lactase, diminui seu nível no organismo ao longo da vida. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa e é causado por fatores genéticos. É uma condição que não pode ser confundida com alergia alimentar às proteínas do leite. 

 

Quais são os sintomas da intolerância a lactose?

Os sintomas podem ser cólicas ou dores na barriga, distensão gasosa abdominal e diarreia com fezes líquidas e sem sangue. 

 

Quais são os testes para intolerância a lactose?

Existem alguns testes para fazer o diagnóstico de intolerância a lactose. Um deles se chama teste respiratório de hidrogênio expirado. É ingerido um copo com lactose. Depois realizam-se coletas de ar expirado, utilizando um aparelho parecido com um bafômetro, em intervalos regulares de 30 minutos e duração de 3 horas. Há outro teste que também consiste na ingestão de um copo com lactose, mas com coleta de amostras de sangue a cada 30 minutos e dosagem de açúcar no sangue (glicemia). O teste genético é pouco disponível e não é utilizado na prática. 

 

Como é tratada a intolerância a lactose?

O tratamento consiste em restrição de leite de origem animal e derivados conforme gravidade dos sintomas, suplementação de enzimas que quebram a lactose e suplementação de cálcio e vitamina D conforme necessário. É importante dizer que todas as medidas devem ser orientadas e prescritas pelo médico.

  

Dr. Tiago Belletato Stabille.