O que é o exame:
Esse exame é realizado para avaliação da Doença do Refluxo Gastroesofágico. O símbolo pH significa Potencial Hidrogeniônico, um índice que determina a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio.  Trata-se da medida da acidez do esôfago durante 24 horas com paciente em condições habituais de alimentação. A phmetria é realizada com a finalidade de determinar se há refluxo maior do que o normal, e se os sintomas do paciente podem estar relacionados com refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Outra finalidade do teste é avaliar se o refluxo se limita à porção do esôfago mais próxima do estômago ou se atinge a garganta. Pode, ainda, avaliar a eficácia do tratamento que está sendo feito para a Doença do Refluxo Gastroesofágico.

 

Como é realizado o exame:
O paciente deverá comparecer a clínica no horário marcado trazendo o pedido do exame. O exame não precisa de sedativos e, portanto, a presença do acompanhante é opcional.
O médico irá inserir uma sonda de fino calibre, através da narina e do esôfago . Poderá haver desconforto no nariz ou na parede posterior da faringe durante a inserção da sonda, podendo provocar náusea ou vômito. Uma vez inserida a sonda, não haverá qualquer interferência com a respiração, fala ou alimentação. Se necessário, o paciente pode assoar o nariz e tossir. Uma vez inserida a sonda na altura desejada, ela será fixada na sua face por uma fita adesiva para que seja mantida no lugar adequado. A sonda é conectada a um monitor o qual será carregado pelo paciente (como pequena bolsa) durante as 24 horas do exame. O equipamento é composto, ainda, por um eletrodo que será fixado à pele do tórax.
Após a passagem da sonda, o paciente será liberado para casa devendo retornar após 24 horas para a retirada da mesma. Não precisa de jejum para retirar a sonda.
Durante o exame, o paciente deve manter suas atividades diárias o mais próximo do normal possível. Não deve tomar banho de chuveiro nem mergulhar enquanto estiver com o monitor. Não deve passar por detector de metais ou aparelhos de Rx em aeroportos. Se a fita adesiva cair, deve ser substituida por outra.
Como parte importante do exame, o paciente será solicitado a registrar eventos e atividades em um diário que lhe será fornecido. Neste diário há espaços específicos onde deverão ser registrados os horários de: alimentação, posição deitado/em pé e sintomas que porventura surjam, tais como azia, além de outros sintomas como vômitos, regurgitação (golfada), tosse, dor no peito e chiado no peito. Os horários anotados deverão ser os do relógio do monitor. É recomendado, também, que o paciente tenha um relógio acertado com a hora do monitor, para evitar manusear o aparelho.
Não há restrições alimentares durante o exame e poderá, inclusive, fumar. Quando for se deitar, o paciente deverá manter o monitor próximo a si com cuidado para não desconectar a sonda.
O paciente sai da ViaGastro com o número do telefone do médico para ligar em caso de dúvidas ou problemas. Se houver necessidade de remover a sonda numa emergência, o próprio paciente poderá retirá-la puxando-a lentamente para fora do nariz, coloca-la em um saco plástico e leva-la para seu médico.

 

 

Preparo para o exame:

Para a realização desse procedimento é necessário o pedido do médico e o agendamento prévio. O exame é feito a partir de 12 anos.
O paciente deverá estar em jejum de, pelo menos 4 horas.
Dependendo da finalidade do exame, alguns medicamentos precisam ser suspensos:
1-Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol, devem ser suspensos 10 dias antes;
 2-Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, ranitidina e famotidina devem ser suspensos 3 dias antes;
3- Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes;
4- Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes.

Dependendo do motivo do exame, tais medicamentos poderão ser utilizados, essa orientação será feita no momento da marcação. Outros medicamentos devem sem mantidos normalmente.


Segurança do exame:
Esse é um exame praticamente isento de complicações. Alguns pacientes podem queixar-se de desconforto no nariz ou na garganta, náuseas, nariz escorrendo ou espirros. Pequeno sangramento nasal pode, raramente, ocorrer.
Entrega do laudo:
O laudo será entregue na clínica após 24 horas da realização do exame.