Teste Do Hidrogênio Expirado - Teste Da Toletância a Lactose (LEITE)

 

O que é o exame:
O exame é útil para a avaliação da tolerância ao leite e derivados.
O exame consiste na medida do hidrogênio no ar expirado (através de sopro) antes e depois da ingestão de lactose (contida no leite). O hidrogênio é uma substância que está presente em pequena quantidade no ar expirado. Em pacientes que não digerem a lactose, essa substância fica um tempo maior no intestino e gera uma fermentação por bactérias com produção de hidrogênio. Esse hidrogênio passa para o sangue e é exalado pelo ar dos pulmões.
Obs.: Esse exame também pode ser realizado na suspeita de intolerância a frutose ou a carboidratos. Muda-se a substância ingerida e o teste é realizado da mesma forma descrita.


Como é realizado o exame:   
O paciente deverá comparecer a clínica no horário marcado trazendo o pedido do exame. O exame não precisa de sedativos e, portanto, a presença do acompanhante é opcional.
O paciente será orientado a realizar alguns sopros em um aparelho portátil. Vai realizar uma inspiração profunda, segurar o ar nos pulmões por 15 segundos e soprar todo o ar do pulmão nesse medidor portátil de hidrogênio. Se for criança,  a medida do hidrogênio no ar expirado é feita através da respiração durante 15 segundos em máscara acoplada a boca e nariz.
Os sopros serão realizados antes e após a ingestão de 200ml de solução de lactose a qual é sem cheiro ou sabor. Permanecerá na ViaGastro por 2 a 3 horas até o final do teste.
Durante esse período, o paciente será orientado a preencher um questionário listando os sintomas que ocorreram durante o teste. Os mais comuns são náuseas, distensão de abdome, cólica abdominal, flatulência e diarréia.
Segurança do exame:
O exame é geralmente seguro e sem complicações. Podem ocorrer, durante e após o exame náuseas, distensão de abdome, cólica abdominal, flatulência e diarréia.

 

Preparo para o exame:

Para a realização desse procedimento é necessário o pedido do médico e o agendamento prévio. O exame pode ser feito em pacientes de qualquer idade.
Para realizar o exame o paciente não pode estar usando antibióticos há 1 semana, não ter realizado colonoscopia nas últimas 4 semanas.
No dia anterior ao exame deve evitar: leite e derivados, suco de frutas, refrigerante, saladas cruas, casca de frutas, suplementos de fibras (granola, linhaça), alho, cebola.
É necessário jejum de 12 horas. Pode, nesse período, ingerir água. Nessas 12 horas evitar cigarro e chicletes.


Entrega do laudo:
O laudo será entregue na ViaGastro após 24 horas da realização do exame.