O que é o exame:
A manometria esofágica é um procedimento que permite a avaliação da contração do esôfago durante a deglutição. Durante a deglutição, o esôfago desenvolve ondas de contrações para conduzir o alimento da boca ao estômago. Simultaneamente os esfíncteres (válvulas) superior e inferior do esôfago se relaxam. São esses movimentos do órgão que são avaliados durante o exame.
As principais indicações da manometria são dificuldade para engolir (disfagia), dor retroesternal, avaliação do esôfago na doença do refluxo gastroesofágico.

Como é realizado o exame:
O paciente deverá comparecer a clínica no horário agendado, trazendo o pedido do médico. Se menor de 18 anos dever estar acompanhado. Se maior que 18 anos, o acompanhante é opcional.
O exame não precisa de anestesia ou sedação.
Antes do exame o paciente é orientado sobre o procedimento.
O exame é feito com o paciente deitado com recosto um pouco mais alto.
Inicialmente é feita anestesia do nariz através de um gel anestésico que o paciente é orientado a aspirar. O médico passa uma sonda fina, de material flexível através da narina, passando pela garganta e chegando até o esôfago. Essa sonda não dói, não machuca e não interfere com a respiração, com a deglutição ou com a fala e permanecerá por, no máximo, 20 minutos.
A enfermeira coloca 5 ml de água, em intervalos regulares, que o paciente é orientado a deglutir enquanto o médico avalia, pelo computador, os movimentos de contração/relaxamento do esôfago. São 10 a 20 goles de água. A sonda então é retirada e o paciente liberado para casa.

 

Preparo para o exame:

Para a realização desse procedimento é necessário o pedido do médico e o agendamento prévio. O exame é feito a partir de 13 anos.
A preparação para a realização da manometria consiste em jejum absoluto por 4 horas antes do exame. Pacientes que tomam medicações específicas (para algum tipo de doença) podem ser orientados a modificar as doses ou mesmo suspendê-los antes do exame. Essa orientação será feita no momento da marcação do exame.



O que acontece após o exame:
O paciente será liberado para casa logo após o procedimento. Pode sentir, por 1 a 2 horas, leve desconforto na garganta.

Segurança do exame:

O exame é geralmente seguro e sem complicações.

Entrega do laudo:
O laudo será entregue na clínica após 24 horas da realização do exame.